Geofísica para Mineração
Método Geoelétrico e de Polarização Induzida (IP)
Permitem distinguir minerais com contraste de resistividade elétrica em relação ao meio geológico o qual se encontram, como por exemplo: grafita, quarzto, ferro, entre outros.
A Polarização Induzida (IP) em particular visa medir a cargabilidade (ou seja, sua capacidade de armazenar corrente elétrica) dos minerais em subsuperfície, sendo bastante eficiente para encontrar e delimitar minerais metálicos.
Método Magnético
Também mais viável para pesquisar minerais metálicos, o método magnético analisa a variação do campo magnético terrestre, alterado devido a presença de minerais magnéticos. A presença destes pode auxiliar para encontrar recursos minerais.
A pesquisa consiste em caminhar com o magnetômetro por linhas de pesquisa pré-determinadas visando encontrar essas anomalias magnéticas.
Métodos Sísmicos
Medindo o tempo de trânsito das ondas mecânicas, geradas por marretas ou explosivos, os métodos sísmicos conseguem, através da diferença de impedância acústica das camadas geológicas, definir topos rochosos e a base de determinada jazida, além de verificar possíveis fraturas/falhas em corpos rochosos, entre outras funções.
São mais aconselhadas para ambientes geológicos específicos, como bacias sedimentares.